Vereador propõe desligar luzes da Ponte Estaiada pela Hora do Planeta no dia 26 de março

O projeto de Lei de Edvaldo Marques vai para segunda votação e deve ser sancionada para a participação de Teresina já neste ano. A Hora do PLaneta acontecerá no dia 26 de março.

Foi apresentada na sessão desta quinta-feira(17), o projeto de Lei de autoria do vereador Edvaldo Marques, presidente da Câmara de Teresina, que institui a Hora do Planeta no calendário de eventos do município de Teresina, a ser comemorado anualmente no último sábado do mês de março.

A Hora do Planeta é um ato simbólico mundial no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando suas luzes durante sessenta minutos, no intuito de fazer uma reflexão sobre a questão ambiental e seus desafios impostos à humanidade.

O vereador Edvaldo Marques discutiu o envolvimento dos poderes Legislativo e Executivo de Teresina, através da oficialização da lei para constar no calendário de eventos municipal, para influenciar as empresas e a sociedade civil a acolherem esta campanha global.

O projeto aprovado por unanimidade em primeira votação, entra na pauta da terça-feira(22) e após aprovação, Edvaldo Marques vai pessoalmente pedir para que o prefeito Elmano Ferrer, sancione ainda na próxima semana para que já entre em vigor este ano.

“Queremos que no dia 26 de março, quando será realizado mundialmente a hora do Planeta deste ano, Teresina já faça parte, desligando por uma hora as luzes da Ponte Estaiada, que hoje é o ponto iluminado mais alto da cidade. A população também deverá contribuir, desligando o que for possível das 20h30 às 21h30 as luzes”, justificou o autor da Lei.

Monumentos desligados por todo o mundo

Em 2010, a Hora do Planeta reuniu mais de um bilhão de pessoas em 4200 cidades, em 125 países. Monumentos como Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State ficaram no escuro por 60 minutos.

Preocupação com meio ambiente

A preocupação com o planeta Terra e as mudanças climáticas também está sendo a preocupação da Igreja Católica em todo país. Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e a vida no planeta”. A Câmara Municipal de Teresina segue o exemplo de preservação e fará uma sessão solene no dia 30 de março, com a presença do arcebispo Dom Sérgio da Rocha para discussão sobre o tema da Campanha da Fraternidade, pois o meio ambiente, o aquecimento global e a sustentabilidade são assuntos de grande relevância.

Fonte: 45graus

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*