UE lança disputa por bilhões de recursos em tecnologia verde

BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia lançou uma competição nesta terça-feira para oferecer cerca de 4 bilhões de euros (5,6 bilhões de dólares) em recursos para ajudar empresas a competir na corrida da tecnologia verde contra a China, o Japão e os Estados Unidos.

Todos os projetos elegíveis devem estar em funcionamento até 2015. Provavelmente os grandes vencedores devem incluir geradores de energia, como os da E.ON da Alemanha e engenharia de empresas como a Alstom, da França.

‘Essas e outras tecnologias verdes são uma fonte cada vez mais importante para o futuro crescimento econômico e para empregos’, disse em comunicado a ministra do Clima da União Europeia, Connie Hedegaard.

O financiamento foi acordado em 2008 para apoiar a tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) — um método de enterrar gases que contribuem para o aquecimento global, que muitos produtores de energia dizem ser altamente eficiente para frear as mudanças climáticas.

Mas disputas internas entre os 27 Estados-membro da UE e suas autoridades têm sido um empecilho ao financiamento. A competição também está sendo aberta para empresas pioneiras em novas tecnologias para energias renováveis.

O recursos irão para ao menos oito projetos CCS e ao menos 34 projetos no setor de energia renovável.

Os recursos serão tirados do Esquema de Comércio de Emissões (ETS) da União Europeia — o principal instrumento para frear as emissões de gás carbônico, que força empresas a comprar uma licença para cada tonelada de carbono emitido.

Um total de 300 milhões de licenças para a emissão de carbono de um fundo de reserva do ETS será transferido ao Banco Europeu de Investimento (EIB), que irá convertê-lo em dinheiro antes de distribuí-lo aos projetos escolhidos.

Ao menos um projeto piloto será entregue por Estado-membro da UE, e um máximo de três será aprovado para cada país.

Fonte: Globo – G1

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*