Temperatura do planeta deve subir 1 a 6 graus

Poluição no planeta atinge o maior nível da história. Pesquisa americana prevê série de catástrofes naturais nos próximos 100 anos. Um relatório do governo americano anunciou nesta terça-feira que a poluição no planeta atingiu o pior nível da história. E previu que a ação do homem vai provocar catástrofes naturais nos próximos 100 anos. Tempestades mais intensas, tornados mais devastadores, secas e inundações com grande poder de destruição, como as que aconteceram no Norte e no Sul do Brasil.

A explicação para as mudanças extremas no clima do mundo está em quase 200 páginas do relatório do programa americano de Pesquisas Climáticas Globais. Segundo o estudo, não há dúvida. O aquecimento global, provocado em grande parte pelo homem, está ameaçando o planeta.


O relatório revela que a temperatura da Terra aumentou quase 1º C desde 1900. E deve subir entre 1º C e 6º C nos próximos 100 anos. E 2 mil anos, o nível do mar subiu 20 cm, e deve dobrar, dentro de um século.

As consequências serão arrasadoras: mais tempestades, erosões e inundações principalmente na costa americana, no Golfo do México, em ilhas do Pacífico e em parte do Alasca.

O aumento da temperatura também pode causar doenças provocadas pela contaminação da água e do ar, infestação de pragas na agricultura, num desafio à produção de grãos e de animais.

Os Estados Unidos, o maior emissor de gases poluentes do mundo, estão entre os países que mais devem sofrer com o destempero da natureza. O ex-presidente George Bush se recusava a controlar a emissão de gás carbônico, mas esta é uma das promessas de Barack Obama.

Os pesquisadores dizem que as escolhas de políticas ambientais feitas a partir de agora serão determinantes na gravidade dos impactos e nas mudanças climáticas que devem acontecer no futuro.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*