Telhados Verdes: veja diferentes modelos

Formato de jardim pode ajudar a diminuir o aquecimento global

O uso de telhados verdes pode ser um grande aliado para diminuir o aquecimento global, além de ser uma maneira de arborizar centros urbanos. A ação melhora a qualidade do ar e melhora o isolamento térmico da construção onde foi instalada.
Para casas, a melhor maneira de instalar e optar por um sistema, que impede a infiltração de água e outros problemas. Já construções com telhado em laje permitem a montagem de telhados verdes com mais facilidade. Além dos sistemas de montagem, é possível também montar um jardim ou uma horta com diversos vasos. Além de ser mais fácil, esse modelo permite alterações de plantas e posicionamento dos itens no local, que pode ser ainda usado de maneira social, com bancos e cadeiras para os moradores. No caso das hortas, o local pode ser bom também para incentivar uma melhor alimentação.

Confira abaixo imagens e ideias de como montar um jardim no seu telhado:

O Conservatório de Música, em Sidney, na Austrália, foi feito por Water Sensitive Urban Design. A construção mostra que, além de fazer bem para o meio ambiente, os telhados verdes também são uma forma de decorar uma construção.

Construção do Banco Nacional da Dinamarca é feita em módulos e usa diversas espécies de plantas, mantendo o jardim por períodos mais longos do ano, devido à sazonalidade.

Montado em um ponto de ônibus, o telhado verde de espécies baixas é ideal para fazer parte de uma cidade, já que exige pouca manutenção.

Feito com plantas maiores no telhado intermediário de um prédio, esse jardim deixa o ambiente urbano mais agradável para seus moradores, principalmente aqueles que moram nesse prédio e nos arredores.

O Projeto Um Grau a Menos mostra como é possível ajudar o meio ambiente com os telhados verdes, indicando que essa ação pode inclusive diminuir a temperatura média da Terra.

Fonte: Atitude Sustentável

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>