Só se protege, conhecendo!

Valerá a pena preocupar-me? A questão é importante para quem deseje tomar uma atitude contra o aquecimento global, e não é daquelas que seja fácil responder. A mudança climática é um dos grandes desafios do século XXI, mas o problema é de tal maneira avassalador e omnipresente que é difícil não sentirmos que nos ultrapassa completamente.

Embora a mudança climática possa parecer um problema colossal para cada pessoa em particular, ele é feito de inúmeras pequenas decisões quotidianas, a maior parte tomadas individualmente. O esforço por modificar a nossa pegada ecológica pode reduzir parcialmente as nossas emissões, mas também tem a ver com mostrar às pessoas que nos rodeiam o tipo de mundo em que gostaríamos de viver. Aquilo que agora fizermos vai decidir se ultrapassaremos ou não um ponto a partir do qual não haverá recuperação possível. Se isto lhe parecer exagerado, lembre-se de que não é a primeira vez que o aquecimento global provoca extinções em massa no nosso planeta. O caso mais catastrófico aconteceu no final do período Pérmico, responsável pelo desaparecimento de mais de 90% de toda a vida na terra.

É por esta razão que é tão importante a presença das Agências de Energia e Ambiente na sociedade local. Comunicar estes factores é uma tarefa mais complexa do que parece. Educar, Informar, Colaborar, Sensibilizar e Agir, decorre do sucesso das ferramentas de comunicação ao dispor dos principais intervenientes.

O acesso à informação é um direito fundamental. Receber informação de boa qualidade permite à sociedade tomar decisões conscientes. Essa deve ser a visão comum de todas as entidades e pessoas que lutam pela preservação da natureza.

Fonte: Setubal

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*