Rio recolhe 12 t de lixo reciclável nas ruas da cidade

No Dia mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (5), o Movimento Limpa Brasil Let´s do it! recolheu em cinco horas 12 toneladas de lixo reciclável nas ruas do Rio de Janeiro.

Pela primeira vez no Brasil, a intenção era reunir mais de 500.000 pessoas na limpeza das sete maiores cidades brasileiras até o final de 2011.

O projeto chegou ao País pela organização não governamental Atitude Brasil, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Rio de Janeiro foi escolhido entre as sete maiores cidades brasileiras para dar início ao movimento de limpeza. A primeira etapa do movimento terá continuidade nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília e Guarulhos (SP). Após isso, irá para Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

Na cidade do Rio havia 20 EcoPontos que funcionaram até às 17h para receber o lixo recolhido pela população.

Os dejetos recicláveis foram depositados em caçambas e levados para as cooperativas de catadores. Já o restante foi recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura.

A expectativa da diretora executiva da ONG Atitude Brasil, Marta Rocha, é que com a chegada do movimento em uma cidade conhecida pelas belezas naturais e com grande potencial sustentável, a iniciativa possa se espalhar por todas as outras cidades com mais força.

– Que o movimento seja uma semente, o início de tudo. A gente está só começando. Espero que os cariocas saiam à rua e deem um show para a gente.

Os cariocas e os moradores da cidades também participaram do projeto “Eu neutralizo”, criado para celebrar o Dia mundial do Meio Ambiente. A intenção era estabelecer uma maior participação do cidadão com práticas sustentáveis além de envolver crianças e adolescentes no projeto.

Fonte: Notícias – R7

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*