ONU ganha painel para crescimento sustentável

Os presidentes da Finlândia e da África do Sul serão os líderes do novo painel da ONU, anunciado na semana passada. O objetivo do grupo é criar um plano global para a promoção do desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, abordar as mudanças climáticas.

O presidente finlandês, Tarja Halonen, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, aceitaram as posições de co-presidentes do secretário-geral Ban Ki-moon no painel. Ban afirmou, em entrevista, que o painel entregará um relatório no final de 2011 sobre como propagar “o crescimento sustentável e de baixo carbono para todos” à luz do urgente desafio colocado pela mudança climática.

– O painel abordará a questão de como tirar as pessoas da pobreza enquanto se preserva e respeita o clima e o sistema natural que nos sustenta. Eu pedi ao painel para pensar grande – disse Ban na conferência à imprensa.

Os outros membros incluem os primeiros-ministros de Barbados e Turquia, os ministros do Exterior da Suiça e dos Emirados Árabes, o comissário de clima da União Europeia e o ministro do Meio Ambiente da Índia.

Janos Pasztor, conselheiro de clima de Ban, será o administrador do painel.

– A comunidade internacional está tendo um momento difícil ao lidar com a mudança climática, como vimos em Copenhagen. Nós tivemos os principais líderes do mundo lá, e eles não conseguiram trazer uma conclusão de sucesso – disse Pasztor, e acrescentou:

– Uma das razões é que nós não gerenciamos a conexão dos pontos. Estamos lidando com mudanças climáticas aqui, com desenvolvimento logo ali, e com a redução da pobreza em algum outro lugar. Simplesmente não conseguimos lidar com isso. E uma das coisas que este painel vai fazer é aproximar um pouco essas coisas.

Fonte: ZERO HORA

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*