Obras de arte para serem vistas do espaço fazem alerta pelo meio ambiente

RIO – Uma campanha está fazendo obras de arte que podem ser vistas do espaço como forma de alertar para os problemas do meio ambiente, às vésperas da reunião sobre o clima da Organização das Nações Unidas prevista para a semana que vem em Cancun, México. Nos últimos dias foram realizadas manifestações em cidades dos Estados Unidos, na República Dominicana e na Espanha e outras estão marcadas para acontecer em várias localidades espalhadas pelo mundo, incluindo São Paulo na próxima sexta-feira.

– A arte pode transmitir de uma forma diferente da ciência a ameaça que as mudanças climáticas apresenta para o nosso planeta – diz Bill McKibben, fundador da organização 350.org, que promove o evento. – Os melhores cientistas do mundo já tentaram alertar os políticos sobre a crise no clima. Agora, contamos com os artistas para ajudar.

Em Santa Fe, no estado americano do Novo México, mais de 1 mil voluntários se juntaram em um leito seco de rio segurando pôsteres e faixas azuis para mostrar onde o Rio Santa Fe deveria fluir. Já no delta do Rio Ebro, na Espanha, centenas de pessoas circularam por um labirinto construído pelo artista Jorge Rodriguez Gerada. Em Los Angeles, por sua vez, os voluntários formaram a imagem gigantesca de uma águia levantando voo, enquanto em Santo Domingo, na República Dominicana, foi mostrada uma casa sendo invadida pela água do oceano.

Em São Paulo, está prevista a montagem de um mosaico humano que formará a imagem de um sol cujas cores lembrarão a bandeira do Brasil, com o verde do gramado, o azul de um painel solar e o amarelo das camisetas dos participantes.

Fonte:Extra – Online

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*