Nova vítima do aquecimento global é o pão francês

A principal matéria-prima do pão francês é a mais nova vítima do aquecimento global: o trigo está a ser afectado pelo aumento da temperatura, e as lavouras de milho seguem a mesma tendência.
Não que as safras estejam a diminuir. Pelo contrário, estão a aumentar devido aos avanços nas tecnologias de produção. O que acontece é que, com o aquecimento, esse aumento é menor do que aconteceria normalmente.

A afirmação é de cientistas das universidades Stanford e Columbia, nos EUA, que analisaram o impacto das mudanças climáticas nas quatro culturas que representam 75% das calorias consumidas pelos seres humanos: arroz, trigo, milho e soja.

Os cientistas usaram dados de temperatura e chuva do período entre 1980 e 2008, além de informações sobre colheitas em todo o mundo. Com isso, projectaram o resultado das lavouras sem o aquecimento e compararam-no com o que realmente aconteceu nos campos.

A produção de trigo foi 5,5% menor do que seria se os termómetros não tivessem subido. A de milho também foi afectada, encolhendo 3,8%. Já as lavouras de soja e de arroz não tiveram alterações.

Fonte: Diário Digital

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*