No último ano instalação solar em projetos de larga escala dobra para 12 GW

A empresa de consultoria Wiki-Solar apresentou dados que mostram que até o final de fevereiro as fazendas solares de larga escala (com mais de 10 megawatts de capacidade) terão instalado 12,2 gigawatts de capacidade em 488 unidades espalhadas pelo mundo nos últimos 12 meses.

Segundo a Wiki-Solar, essa capacidade é quase o dobro do instalado no mesmo período do ano anterior, quando os grandes projetos instalaram 6,5 GW em 282 fazendas solares. Só a China instalou quase 2 GW nos últimos 12 meses, ultrapassando a Alemanha como país com mais projetos de larga escala. Os Estados Unidos apareceram em terceiro lugar, seguidos pela Espanha e pela Índia.

“A taxa de crescimento é de tirar o fôlego. Esses números estão desatualizados antes mesmo que sejam publicados. Só no último trimestre, mais de 70 projetos solares em grande escala totalizando 1,5 GW foram registrados sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”, comentou Philip Wolfe, especialista da Wiki-Solar.

“Esperamos que os EUA também superem a Alemanha neste ano. O país tem uma quantidade impressionante de grandes projetos em construção e deveria ir para o topo, se estes forem concluídos em tempo”, acrescentou Wolfe.

De acordo com a consultoria, a redução no custo das tecnologias solares fotovoltaicas é um dos principais fatores responsáveis por esse crescimento nas instalações de grande porte. Por isso, os especialistas acreditam que nos próximos cinco anos as fazendas em países com grande incidência solar poderão gerar uma energia cujo preço seja competitivo com o custo dos combustíveis fósseis.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>