No Dia Internacional das Montanhas, ONU alerta sobre aquecimento global

Para especialista da FAO, mudanças climáticas ameaçam regiões montanhosas e afetam abastecimento de água; metade da população mundial consome água que vem das montanhas

Neste 11 de dezembro, as Nações Unidas comemoram o Dia Internacional das Montanhas. Cerca de 12% da população mundial vivem em áreas montanhosas. As montanhas são consideradas as principais fontes de abastecimento de água do planeta. Metade dos habitantes do mundo consome o recurso que vem das geleiras.

Além do aquecimento global, um dos desafios para a proteção das montanhas é a falta de desenvolvimento sustentável, como explicou à Rádio ONU, de Roma, o diretor da FAO para Inventário, Manejo e Conservação de Florestas, Eduardo Mansur. “Nós estamos vivendo também um período em que os ecossistemas de montanhas estão sendo muito afetados pelas condições sociais das pessoas que vivem nas montanhas. Há uma tendência generalizada para as montanhas albergarem as camadas mais pobres da sociedade. E isto é visto em muitos países.”

A agência da ONU lembrou que o corte nas emissões de gases que causam o efeito estufa ajuda a preservar as montanhas. Eduardo Mansour chamou a atenção para a questão do desmatamento em países em desenvolvimento. E citou alguns projetos que estão dando certo em dois países de língua portuguesa. “Em Moçambique, os projetos dentro da zona do Limpopo, na província de Manica, são áreas importantes para a conservação de recursos de biodiversidade e de recursos hídricos para as zonas mais baixas. Já no Brasil, em Curitiba, tem um exemplo muito bonito, de preservação das zonas altas do munícipio de Piraquara, através do pagamento do Icms ecológico que compensa a conservação de água, dos mananciais hídricos que proveem de água a cidade de Curitiba”.

Continue lendo em ECO Desenvolvimento

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*