Nesta quinta-feira começa a Reunião climática do BASIC

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado é o representante brasileiro na rodada de negociações climáticas dos países que formam o BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) que teve início nesta quinta-feira (12) e segue até amanhã.

“Durante a reunião, os diplomatas devem trocar informações sobre o progresso na implementação das decisões tomadas em Durban (COP 17), assim como continuam a se preparar para a COP 18”, afirmou o Departamento de Assuntos Ambientais da África do Sul, que sedia o evento.

A 18º Conferência das Partes, nome oficial do que se costuma chamar de Conferência do Clima, será realizada entre 26 de novembro e 7 de dezembro em Doha no Qatar. O BASIC tem buscado sempre apresentar propostas conjuntas nestes encontros para fortalecer a posição do bloco.

A grande briga das nações emergentes segue sendo fazer com que os países desenvolvidos (Anexo I) assumam compromissos mais ambiciosos sob o Protocolo de Quioto, que anda enfraquecido depois do anúncio da saída do Canadá e do abandono do Japão de suas metas.

O Protocolo entra em uma nova fase a partir de 2013, estabelecendo novos compromissos até 2017. Mais detalhes sobre esse período devem ser discutidos tanto na COP18 quanto na 8º Reunião das Partes do Protocolo de Quioto (CMP8), que acontece em paralelo.
]
Continue lendo em Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*