Na Índia ministros do Meio Ambiente do BASIC se preparam para reunião

O 14o encontro entre ministros do Meio Ambiente de Brasil, África do Sul, Índia e China (grupo conhecido como BASIC) está agendado para os dias 15 e 16 de fevereiro na cidade indiana de Chennai.

Na pauta da reunião está a definição de uma postura comum entre as nações emergentes para o desenvolvimento da Plataforma de Durban, iniciativa que dará origem ao novo acordo climático global que substituirá o Protocolo de Quioto em 2020.

“Precisamos planejar os próximos passos no processo internacional de negociações climáticas. Queremos um acordo ambicioso e justo e também o reconhecimento de ações locais independentes”, afirmou Jayanthi Natarajan, ministro de Meio Ambiente da Índia.

Representantes do G77, que reúne os países em desenvolvimento, também foram convidados para participar do encontro. Entre eles estão oficiais da Argentina, Mali, Fiji, Nauru e Catar.

Nos últimos anos, o BASIC se consolidou como uma das grandes forças nas negociações climáticas e seus países ajudaram a garantir a extensão do Protocolo de Quioto, que acabaria no fim de 2012.

Uma das principais bandeiras do bloco é o conceito das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, pelo qual deveriam ser as nações mais ricas a assumir os grandes compromissos climáticos já que são os maiores emissores históricos.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*