Incentivo para trocar de sacola

Mostrar para a população como o plástico agride o meio ambiente. Com esse objetivo, no sábado, um grupo de voluntários e empresários realizou o 1° Dia Sem Sacolas Plásticas em Joinville. Os participantes percorreram supermercados, panificadoras e a Feira do Livro, conscientizando as pessoas enquanto distribuíam cerca de 300 sacolas biodegradáveis.
Desde fevereiro, a iniciativa da Ajorpeme e da Fundema vem estabelecendo passos para o projeto. Um dos primeiros, é mostrar os malefícios do plástico para o meio ambiente, enfatizando que uma sacola leva 400 anos para se decompor e que já existem quase 12 milhões no País.
Depois, incentivar os supermercados e panificadoras para que passem a adotar apenas sacos biodegradáveis para as pessoas carregar suas compras. O objetivo a médio e longo prazo é que 50% das sacolas usadas em Joinville sejam biodegradáveis.
“Sabemos que é um processo lento, mas a sociedade está começando a se engajar”, acredita Eulívia Fleith Comitti, presidente do Instituto Ajorpeme. Desde fevereiro, o grupo vem visitando associações de moradores, escolas e secretarias regionais para divulgar ações de outro projeto relacionado com a ação, o Sacola Ecológica, que visa conscientizar crianças e adultos a distribuir sacolas ecológicas para o comércio. “O resultado está começando a aparecer. A aceitação dos usuários é grande”, comenta Stella Wanis, gerente de educação ambiental da Fundema.
O coordenador de logística Ingo Splenger foi um dos usuários que recebeu bem o projeto. “Já usamos uma vez a sacola, mas acabou rasgando com o tempo e estávamos sem. É bom que tenha gente preocupada em melhorar o meio ambiente. Vou voltar a usar a sacola”, disse.
No dia 18 de abril, as entidades que participam do projeto irão se reunir para fazer um balanço dos dois primeiros meses de atividades e planejar os próximos passos. Equipe distribui embalagem para consumidores não usarem plástico

Fonte: Clicrbs

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*