FAPESP faz pesquisa dobre as Mudanças climáticas e dispõe Bolsa de Pós-Doutorado

O Projeto Temático “Geração de Cenários de Produção de Álcool como Apoio para a Formulação de Políticas Públicas Aplicadas à Adaptação do Setor Sucroalcooleiro Nacional às Mudanças Climáticas”, financiado pela FAPESP no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado, por um período de 24 meses, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) e no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O pesquisador selecionado será responsável pelas seguintes atividades:

1) Avaliação da evolução da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e da produção de biocombustíveis desde os anos 1990;
2) Avaliação da evolução do agronegócio no Brasil desde os anos 1990 e a produção nacional de alimentos, importação e exportação de produtos agrícolas e comparação com as necessidades de satisfação das recomendações de consumo para a população;
3) Construção de um perfil do agronegócio correlacionado com as necessidades de segurança e soberania alimentar da população brasileira;
4) Cossupervisão de um estudante de iniciação científica e apoio à elaboração de informes de pesquisa durante o desenvolvimento do projeto bem como a publicação dos seus resultados.

O candidato deverá ter experiência nas áreas de pesquisa ligadas à problemática rural, seja nos seus aspectos econômicos (produção e distribuição) como nos sociais (trabalho, demografia, participação social e outros), além de, impreterivelmente, habilidade para trabalho multi e interdisciplinar, pois isso será fundamental para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, deverá ter fluência para redação de artigos científicos e apresentações orais em inglês.

Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo são os seguintes: carta de apresentação justificando o interesse pelo trabalho; curriculum vitae completo e atualizado; duas cartas de recomendação.

Esses documentos poderão ser enviados em formato PDF até o dia 12 de abril de 2012 para o professor Walter Belik (belik@eco.unicamp.br), com cópia para o professor Jurandir Zullo Junior (jzullojr@gmail.com), coordenador do Temático.

A seleção será feita em abril de 2012, com início previsto para o mês de maio. Os interessados deverão ter disponibilidade para entrevista presencial. Eventualmente, caso o interessado esteja impossibilitado de se deslocar até Unicamp, a entrevista poderá ser realizada por meio de videoconferência ou pelo Skype.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Continue lendo em Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*