Em Florianópolis Instituto Ideal promove Seminário Energia+Limpa

Com o intuito de apresentar soluções inovadoras na área de energias sustentáveis e promover o diálogo entre o meio acadêmico e empresarial, o Instituto Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina), de Florianópolis, promove o 3º Seminário anual Energia+Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração, entre os dias 24 e 25 de abril, no Centro de eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). São esperados aproximadamente mil participantes entre acadêmicos e profissionais do Brasil e América Latina.

A grade de programação irá privilegiar o debate sobre questões da atualidade ligadas às energias alternativas, trazendo também cases empresariais de sucesso na área. Entre os palestrantes estão Harald Neitzel, do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha; Christian Keglovits, do Centro Europeu de Energias Renováveis de Güssing na Áustria; Régis Arslanian, ex-embaixador do Brasil da Comissão Permanente do Mercosul; Ana Mascarenhas, assessora de Eficiência Energética da Neoenergia e Miguel Rosseto, presidente da Petrobras Biocombustíveis.

Durante o evento, serão realizadas sessões diárias com as apresentações dos trabalhos acadêmicos vencedores do concurso Eco_Lógicas de Monografias em Energias Renováveis e Eficiência Energética, promovido pelo Ideal. Nesta terceira edição o concurso expandiu seus limites para o Mercosul contemplando trabalhos de instituições de ensino superior da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os vencedores também receberão as premiações durante o Seminário.

Uma das atrações do evento será o lançamento do Selo Solar, desenvolvido pelo Instituto Ideal em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Empresas que consumirem eletricidade solar poderão solicitar o uso do selo e, assim, divulgar aos seus clientes essa atitude inovadora que estão tomando. Dessa forma, o Instituto Ideal pretende estimular o uso da eletricidade solar no Brasil.

Ao final do evento, os organizadores vão preparar um documento com as ideias discutidas no “Energia + Limpa” para ser entregue aos organizadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho.

Continue lendo em Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*