Em 2014 Peru e Venezuela disputam para sediar Conferência do Clima da ONU

Pelo cronograma da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), deverá caber a um país latino-americano ou do Caribe sediar a Conferência do Clima de 2014 (COP 20).

Segundo o portal Intercâmbio Climático, site oficial da Plataforma Latino-americana sobre o Clima, entidade formada por 17 organizações civis de nove países, inclusive do Brasil, dois países já estariam se movimentando para alcançar o apoio para necessário para sediar o evento: Peru e Venezuela.

Os peruanos teriam alguma vantagem, pois já possuem um histórico de ações climáticas. Em 2008, durante a COP 14, o Peru foi o primeiro país em desenvolvimento a assumir metas voluntárias de emissões de gases do efeito estufa.

Por sua vez, a Venezuela anunciou em 2012 o plano de criar uma estratégia nacional para limitar as emissões, mas se recusou a adotar metas ou acabar com subsídios aos combustíveis fósseis.

Contra a Venezuela pesa também sua postura mais rígida nas negociações, sempre se alinhando à Bolívia e China contra as nações mais ricas, algo que sem dúvida será visto como um ponto negativo, já que o país sede recebe o cargo de presidente da COP, que demanda a capacidade de ditar o ritmo das negociações e agir como um moderador nas disputas.

A decisão será tomada durante a COP19 na Polônia, entre novembro e dezembro deste ano.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*