Ecorrida de mananciais celebra a importância de preservar o meio ambiente

A primeira edição da Ecorrida dos Mananciais foi uma prova especial. Realizada no final da tarde deste sábado no lindo cenário do entorno da represa de Jaguari, em Bragança Paulista, a corrida teve o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de preservar os mananciais e o meio ambiente. Além da prova de 14 km, os atletas também participaram da corrida de 5 km.

A corrida teve mais de 1.000 inscritos que fizeram um percurso arborizado, com algumas subidas e descidas, contornando a represa de Jaguari. O trajeto passou pelos mananciais que abastecem a região, com largada e chegada na área da SABESP, no km 8 da Rodovia Fernão Dias. A represa Jaguari-Jacareí é a maior do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. Tem 49 km2 de área inundada e fica ao lado da Serra da Mantiqueira, em uma área de transição da Mata Atlântica com manchas de Cerrado. Entre a fauna local é possível encontrar tucanos, araras, lobos e raposas.

“O percurso desta prova é muito interessante, pois os participantes têm a oportunidade de apreciar a mata virgem e a grande fauna e flora do local. Este evento mostra para as pessoas que é possível fazer algo de benéfico para a natureza que está em nossa volta”, explicou Manuel Garcia Arroyo, o “Vasco”, diretor técnico da prova.

Para Gester Oliveira, presidente da Sabesp, o evento é muito especial. “Esta corrida tem uma importância grande, pois convida as pessoas a olhar para a água que abastece a cidade. O lugar também é muito bonito e ajuda na conscientização e preservação do meio ambiente”, assinalou.

“Tenho certeza que as pessoas vão descobrir como é gostoso correr perto das represas. A paisagem é muito agradável e tem uma ventilação natural. Vamos multiplicar este esforço e talvez promover corridas nas represas de Guarapiranga e Bilings”, comemorou Gester Oliveira que fez os 14 quilômetros ao lado de três presenças ilustres do atletismo, os quenianos Kiprop Mutai e Maurine Jelagat Kipchumba, e a brasileira Conceição de Maria Carvalho. Os atletas de ponta aproveitaram o percurso para treinar para a São Silvestre no dia 31.

Temperatura amena e chuva leve – A corrida teve início às 17h sob temperatura amena e com chuva leve, que favoreceu ainda mais os corredores. Na prova de 14 quilômetros, os participantes faziam um percurso de 7, ida e volta, no entorno da represa. O vencedor foi Joaquim Martins de Oliveira, de 41 anos, com o tempo de 47min56seg.

“Estou muito satisfeito com a vitória, já que este ano não obtive resultados de destaque. Ano passado, decidi descansar um pouco, o que atrapalhou na preparação desta temporada. Por este motivo estou surpreso e feliz em terminar na primeira colocação”, explicou Joaquim Martins de Oliveira, que ocupa atualmente a 15ª posição no Ranking Nacional de Corredores de Rua.

Entre as mulheres, a vencedora foi Analice Savanini, de 32 anos, com o tempo de 01h02min32seg. “Estou surpresa com o resultado. Comecei a correr como profissional somente no ano passado, mas me senti bem durante toda a prova. É gratificante praticar esporte ao lado da natureza, pois nos dá mais ânimo e vontade de vencer”, enfatizou Analice Savanini.

Na corrida de cinco quilômetros, com o mesmo percurso e retorno no km 2,5, o campeão foi Adriano Aparecido Alves, com 16min45seg. Na categoria feminina, a vencedora foi Alexandra Maria Figueiredo, com o tempo de 24min02seg. “O percurso é indescritível e dá até vontade de parar a paisagem. Fica muito fácil correr com o clima natural e equilibrado que faz nesta região. A organização da prova está de parabéns”, comemorou Alexandra Figueiredo.

Todos os corredores receberam, ao final da prova, mudas de árvores nativas, provenientes do viveiro existente na própria represa Jaguari.

Ecorrida foi a última seletiva para a São Silvestre – A prova foi a última seletiva para a Corrida de São Silvestre, classificando 10 corredores para a prova do dia 31. Os cinco funcionários da SABESP mais bem classificados, tanto no feminino quanto no masculino, também garantiram vaga no Pelotão C da São Silvestre.

Resultados

14K Masculino
1- Joaquim Martins de Oliveira – 47min56seg
2- Abimael Giovani da Silva – 48min19seg
3- Jesus Garcia (Power Fight) – 48min24seg
4- Marcio Reginaldo Alves de Souza (Ascobrapa) – 49min03seg
5- Jairo de Souza Martins (Drogaria São Paulo) – 49min53seg

14K Feminino
1- Analice Savanini (AAJota Atibaia) – 01h02min32seg
2- Luzia Aluisio Mesquita – 01h04min20seg
3- Jorgeane Martins – 01h05min41seg
4- Viviane Teixeira Garcia – 01h09min55seg
5- Iara Beatriz Maciel Lima (MFT Runners) – 01h12min08seg

5K Masculino
1- Adriano Aparecido Alves – 16min45seg
2- José Ferreira de Mesquita Neto – 16min48seg
3- Davi Jorge Bernardo de Oliveira – 18min24seg
4- Rodrigo dos Santos – 18min49seg
5- Nivaldo Pereira – 19min01seg

5K Feminino
1- Alexandra Maria Figueiredo (Adriana Bastos) – 24min02seg
2- Sandra Kaneko – 30min01seg
3- Maria Teresinha Soeiro – 30min34seg
4- Maria Crystina Igarashi – 31min35seg
5- Isaura Moura – 31min59seg

Fonte: FinalSports

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*