Cetesb multa mais de 80 empresas por desrespeito ao meio ambiente

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou no ano passado 81 empresas na região por desrespeitarem as normas ambientais. O valor total das penalidades ultrapassa R$ 1,75 milhão.
O gerente da Cetesb de Mogi, Edson Santos, explica que a maioria das infrações cometidas pelas empresas está relacionada à poluição das águas, do ar, contaminação do solo e também por falta de licença ambiental para funcionar, sendo esta última responsável por quase 40% das multas aplicadas. No ano passado, foram registrados, além das multas, 325 autos de infração de advertência, em que as empresas recebem uma notificação para se adequar às exigências da Cetesb. Essas advertências não têm valor monetário.
A Cetesb também fez 1.448 inspeções técnicas em indústrias e empresas da região em 2010, atendendo a reclamações da população e a processos de licenças de instalação e operação, tanto que foram emitidas 337 licenças de prévia instalação e 368 licenças de operação, que é a aprovação final dada pelo órgão ambiental à empresa. “Tivemos 24 empresas que receberam um parecer desfavorável de licenciamento porque o local em que iriam se instalar não estava compatível com as atividades que seriam exercidas”, contou Santos.

Outra situação que passou a ser de competência da Cetesb no ano passado é a autorização de ocupação em áreas de mananciais e de proteção ambiental. Foram emitidas 71 autorizações para instalações de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais nesses locais.
A Cetesb, em parceria com a Polícia Rodoviária, também faz operações ao longo do ano que são denominadas “Caça-fumaça”. O trabalho consiste em medir a emissão de fumaça preta dos automóveis a diesel, como os ônibus e caminhões. Os dados da Cetesb apontam 922 autuações em 2010, contabilizando o valor de R$ 965.334 em multas.

A agência de Mogi das Cruzes da Cetesb é responsável por fiscalizar nove municípios do Alto Tietê: Mogi, Salesópolis, Biritiba Mirim, Suzano, Poá, Itaquá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Santa Isabel. A cidade de Arujá é fiscalizada pela agência da Cetesb que fica em Guarulhos.

Fonte: MogiNews

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*