Atividade solar em baixa, pode diminuir a tempertaura da Terra

Cientistas esperam que as atividades do sol atinjam um pico em 2013 e, em seguida, um período de hibernação. Por isso, três estudos diferentes indicam que o sol pode estar menos ativo durante seu próximo ciclo.
Apesar da relação entre a atividade solar e o clima na Terra ainda ser motivo de debate entre cientistas, alguns deles dizem que este fato pode diminuir o aquecimento global.
Isso é muito incomum e inesperado, mas três visões completamente diferentes é um poderoso indicador que o ciclo do sol pode estar entrando em período de hibernação.
Esse período de baixa atividade solar é diferente do ciclo típico de 11 anos do astro. O que leva a crer que o ciclo será diferente é o número e a freqüência de manchas (ou pontos) solares, que são causadas por forças magnéticas intensas. Outros sinais foram a força magnética dessas manchas e os padrões de fluxo de gases na superfície da estrela.
Já houve um período extenso de baixa atividade no passado, entre 1645 e 1715, o que coincidiu com um decréscimo na temperatura do nosso planeta. Este período ficou conhecido como “pequena era do gelo”. Os debates continuam, mas essa é uma boa notícia para o combate ao aquecimento global.[Mashable]

Fonte: Hypescience

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*