Associados já trabalham na separação do lixo, em favor do meio ambiente

A Usina de Reciclagem de Barbacena teve suas atividades reiniciadas na manhã de quinta-feira (12). Após anos inoperante, a usina de seleção de materiais recicláveis volta a atuar a favor da preservação ambiental do município e região. “Ações como essa exemplificam que atitudes ainda que aparentemente simples farão cada vez mais diferença quando se trata de preservação ambiental. Reativando oficialmente esta forma de coleta seletiva, fica a sinalização para o que queremos para o futuro desta cidade”, afirmou a prefeita Danuza Bias Fortes.

Durante a solenidade na Usina de Triagem foi assinado o convênio entre o município e a Associação Barbacenense de Reciclagem, formalizando o de 30 trabalhadores. “Nosso trabalho era muito dificultoso, catávamos o material no ‘lixão’. Na usina temos condições melhores de trabalho e mais qualidade de vida”, disse o presidente da Associação Barbacenense de Reciclagem, Silvério Martins de Melo.

Em seguida, foram distribuídos os uniformes patrocinados pela empresa Saint-Gobain aos funcionários que, logo após, iniciaram as atividades nas esteiras da Usina. De acordo com o representante da Saint-Gobain Materiais Cerâmicos, Eduardo Firmo, a preservação do meio ambiente é um dos pilares da empresa que, através dessa parceria, busca contribuir para a melhoria das condições do local, dos trabalhadores, e da própria cidade. “Como somos vizinhos da Usina, presenciamos suas necessidades e queremos, juntos com a Prefeitura, trazer melhorias para o meio ambiente”, asseverou.

A reativação da Usina de Reciclagem gera um retorno mensal de aproximadamente 60 toneladas de material reciclado, calculado durante o período de treinamento dos trabalhadores. A previsão do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) é que esse número aumente com o aperfeiçoamento e a prática dos funcionários ao final do treinamento.

Fonte: Barbacena

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*