Aquecimento Global

O efeito de estufa, como já deves ter ouvido falar, é o responsável pelo nosso planeta ter uma temperatura média em que a vida se pode desenvolver. O efeito de estufa ocorre devido à existência da nossa atmosfera, rica em vapor de água e com dióxido de carbono. Este gás tem a capacidade de reter a energia solar dentro da atmosfera, e devido às correntes marinhas e à circulação do ar, este calor é distribuído pelo planeta. Em condições normais, o dióxido de carbono, libertado pelos organismos vivos durante a respiração e por erupções vulcânicas não é prejudicial!

O problema da actualidade é que o Homem está a libertar grandes quantidades de dióxido de carbono, devido à poluição causada pela utilização dos combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão! Se aumentamos o dióxido de carbono na atmosfera, mais energia do sol fica prisioneira e, como consequência, aumenta a temperatura.

Ao aumentar a temperatura, muitos serão os fenómenos que ocorrerão na Natureza, como é o caso da subida do nível médio das águas do mar. Todas as zonas onde existe gelo sofrerão com as temperaturas mais altas e entrarão em degelo. Esse gelo todo derretido ficará no mar, e será suficiente para que o mar suba uns bons metros. E se o mar sobe, também terá de avançar pela terra, logo, a linha de costa deixará de ser a mesma!

Fonte: Visão Jr.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*