Aquecimento Global: UE cria novo estímulo para redução de CO2 de carros

Uma nova medida da Comissão Europeia deve deixar tanto fabricantes de automóveis quanto defensores do meio ambiente mais satisfeitos. Nesta segunda-feira (25), a Comissão aprovou um novo incentivo para a mitigação das emissões de dióxido de carbono.

Desta vez, o setor contemplado é a indústria automobilística. Segundo a Comissão, os fabricantes de veículos que desenvolverem e aplicarem alternativas de ‘eco-inovação’ em seus carros receberão créditos de carbono.

A regulamentação adotada prevê que a ‘eco-inovação’ pode ser entendida como uma tecnologia nova no mercado e que contribua significativamente para a redução nas emissões de carbono. Isso significa, por exemplo, que paineis solares instalados em carros que transformem luz em energia elétrica podem ser classificados como ‘eco-inovação’; já um sistema de som para carro que seja energeticamente eficiente não poderia.

De acordo com a Comissão, os detalhes das orientações técnicas de como preparar os candidatos para o processo de reconhecimento das ‘eco-inovações’ serão divulgados futuramente. Por enquanto, o órgão europeu irá avaliar os candidatos dos fabricantes para decidir quais serão as ‘eco-inovações’ a serem aperfeiçoadas.

Com essa medida, a União Europeia espera que a emissão de CO2 dos novos carros chegue a uma média de 130gCO2/km até 2015, dos atuais 140g/km. Estima-se que as ‘eco-inovações’ contribuam com 7g/km de redução. A Comissão pretende chegar ao índice de 130g/km gradualmente. Em 2012, 65% dos novos veículos fabricados terão que atingir a meta; em 2013, 75% dos automóveis; em 2014, 80% e em 2015, 100%.

A partir de 2012, os fabricantes cuja frota exceder esse limite terão que pagar uma multa por cada carro registrado. A multa também será progressiva, mas a quantia deve chegar a € 95 por grama de CO2 excedido até 2019.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

Fonte: Envolverde

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>