“Água seca” pode ajudar no combate ao aquecimento global

Pesquisadores revelaram que uma substância incomum chamada água seca, que lembra açúcar em pó, pode ser usada para absorver dióxido de carbono (CO2), o principal vilão do aquecimento global.

A substância também poderá ser usada na produção de vários produtos e no armazenamento de materiais industriais prejudiciais à saúde.

Segundo Ben Carter, pesquisador assistente do chefe da pesquisa, Andrew Cooper, a substância foi batizada com esse nome porque consiste de 95% de água na forma de pó.

Cada partícula do pó contém uma gota d’água revestida de silício modificado, material que compõe a areia da praia. O revestimento impede que as gotas se combinem e se transformem novamente no líquido.

A água seca foi descoberta em 1968 e chamou a atenção por seu uso potencial em cosméticos. Cientistas da Universidade de Hull, no Reino Unido, começaram a estudar sua estrutura em 2006. De lá para cá, a equipe de Cooper, na Universidade de Liverpool, descobriu uma maior quantidade de aplicações da água seca.

Uma delas envolve o uso do pó para armazenar gases, incluindo o CO2. A equipe de Cooper descobriu que a água seca absorvia três vezes mais dióxido de carbono do que a água comum no mesmo período de tempo.

Os cientistas sugerem que essa habilidade para absorver grandes quantidades de dióxido de carbono pode ser útil para ajudar a reduzir o aquecimento global.

A equipe de Cooper também demonstrou, em estudos anteriores, que o pó pode ser usado para armazenar metano, um componente do gás natural, para usá-lo como uma futura fonte de energia.

A água seca também poderá ser utilizada como uma forma mais segura de guardar combustível feito de metano, como o que gera energia em veículos movidos a gás natural.

Em outra aplicação, os cientistas mostraram que o pó também pode ser usado para catalisar reações entre o hidrogênio e o ácido maleico para produzir acido succínico, uma substância utilizada na produção de remédios, ingredientes de comida e outros produtos.

Fonte: Administradores

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*